Dicas para elaborar um S.E.O. corretamente
Websites com S.E.O. otimizado, têm mais probabilidade de subir para o topo dos resultados da pesquisa orgânica, nos motores de busca. Saiba o que deve fazer e o que evitar.
Mesmo com a utilização de campanhas de newsletters, criação de conteúdos de blog, técnicas de marketing (incluindo recurso de campanhas pagas), entre outras ferramentas que aumentam o número de visitantes e de vendas no seu site, existe sempre o risco de perder parte do tráfego orgânico, caso o campo de texto do S.E.O. não esteja preenchido da melhor forma.
Para se chegar às primeiras páginas dos resultados de pesquisa orgânica é necessário ter o conteúdo do S.E.O. bem estruturado e com as palavras-chave da sua área de atuação, de modo a chegar às pessoas interessadas no seu site.
Criar bons títulos e descrições para otimizar os resultados de pesquisa
O título da página inicial deve ser o nome da sua empresa/site e poderá incluir outras informações, como a localização da empresa, objetivos, áreas de atuação ou ofertas que disponibiliza aos seus clientes.
Crie títulos exclusivos para cada página
Deve: Confirmar que cada página do site tem um título único e distinto, que ajuda os motores de busca a diferenciá-las.
Evite: Utilizar o mesmo título em todas as páginas do site ou num grande grupo de páginas.
Descrever com precisão o conteúdo da página
Deve: Escolher um título que seja coerente, com os elementos gramaticais e semânticos necessários para dar um sentido compreensível ao conteúdo da página.
Evite: Escolher títulos incongruentes e desconexos com os conteúdos da página; Usar títulos padrão ou vagos, como "Sem título", "Nova página 1" ou deixar o campo vazio.
Use títulos e descrições breves, mas que sejam credíveis e compreensíveis
Deve: Crie um título ou uma descrição curta, mas verosímil. Se o título ou a descrição for muito longa ou considerada pouco relevante, os motores de busca poderão exibir somente uma parte dela ou outro título gerado automaticamente no resultado da pesquisa. Poderá mostrar títulos e descrições diferentes dependendo da consulta do utilizador ou do dispositivo usado para a pesquisa; Elabore sempre um título e uma descrição em Português corrente (componha sempre frases semanticamente corretas).
Evite: Utilizar títulos longos e de pouca relevância para os utilizadores; Repetir muitas vezes as mesmas palavras-chave; Usar hashtags ou agrupar palavras diferentes (em que a frase não tenha uma composição semântica correta).
Personalizar o S.E.O. no seu microsite
Todos os nossos microsites incorporam um backoffice de fácil utilização e amigo do utilizador, adaptado a cada cliente e dispõe de todas as ferramentas necessárias para trabalhar/personalizar o seu site.
Nos nossos microsites a configuração do S.E.O é muito simples e fácil de ser alterada.
SEO - Título da página
Deverá atribuir um título que seja abrangente a todo o conteúdo da página. Por exemplo, se a página for de uma empresa deverá indicar o seu nome, mas se for de um produto ou de uma marca deverá indicar o nome da mesma.
SEO – Descrição da página
Neste campo deverá descrever resumidamente o tópico sobre o qual esta página trata. Atendendo ao exemplo anterior, caso seja sobre uma empresa, poderá indicar os serviços que presta, a sua localização, entre outros tópicos relevantes. No caso de páginas de produtos ou marcas, poderá referir as principais características ou as funcionalidades mais importantes.
SEO – Imagem
Pode adicionar uma imagem personalizada para as redes sociais. Neste caso, se um utilizador partilhar por exemplo o link da sua empresa nas redes sociais, a partilha assumirá esta imagem como pré-visualização. Se optar por uma imagem aperfeiçoada poderá criar maior impacto visual aos utilizadores, desta forma transmitindo uma imagem mais profissionais.