Como criar um projeto e-commerce com maiores garantias de sucesso
Mais do que ter uma presença online… uma oportunidade para expandir o seu negócio através do mundo digital. O comércio eletrónico (e-commerce) permite comprar e vender produtos ou serviços através de dispositivos eletrónicos. Se ainda não tem uma loja online, este é o momento certo para investir no segmento e aumentar o seu volume de vendas.
O comércio eletrónico (e-commerce) permite comprar e vender produtos ou serviços através de dispositivos eletrónicos.
No decorrer das últimas décadas, tem-se vindo a explorar as vantagens e as potencialidades que este serviço acresce ao utilizador. A sua popularização deu origem a uma expansão global que se estende a todos os tipos de dispositivos. Hoje é possível realizar compras em qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou smartphone, 24 horas por dia e em qualquer lugar do mundo.
Se ainda não tem uma loja online… este é o momento certo para investir no segmento e aumentar o seu volume de vendas.
Dicas para estruturar uma plataforma online de sucesso:
1. Definir produtos ou serviços - Para gerir uma loja online é fundamental definir os produtos ou serviços que pretende vender, sendo recomendado perceber todos os custos associados e eventuais preços que pode praticar de forma a conseguir jogar com os baixos custos que o e-commerce permite praticar. Uma grande vantagem do e-commerce é o facto de a empresa necessitar de menos custos (tais como loja ter uma loja física, menor quantidade de funcionários, menos custos fixos, entre outros).
2. Estrutura logística - É necessário elaborar os procedimentos necessários para armazenamento, preparação e expedição dos produtos, de modo a otimizar todo o processo da venda. Desta maneira pode reduzir custos operacionais e otimizar o tempo na mão de obra e os “timings” de entrega ao cliente.
3. Envios e entregas - Uma entrega assertiva e rápida é um ponto chave no processo das compras online. Atrasos nas entregas geram má reputação, como tal deverá escolher um parceiro confiável e de reputação para realizar as suas entregas, isto reforçará a credibilidade da sua empresa e aumentará a satisfação da parte dos seus clientes. Um parceiro de nome nacional/internacional terá a logística e funcionamento para assegurar um serviço de qualidade que irá deixa-lo bem visto.
4. Métodos de pagamentos - Os métodos de pagamento podem ser um fator essencial para a realização de uma venda… um fator muito importante para garantir um maior sucesso do seu negócio. É importante ir ao encontro do seu publico alvo, como tal a microshop disponibiliza diferentes tipos de soluções de pagamentos online. Existem cada vez mais soluções de pagamento no mundo digital e nós estamos atentos ao mercado e às novas tendências, por isso disponibilizamos aos nossos clientes os pagamentos mais utilizados e mais procurados pelos utilizadores nacionais. O serviço microsite incluí pagamentos pelo Paypal, Mastercard, Visa, American Express, MBWay, Pagamento de serviços (multibanco) e transferência. Esta vasta variedade de pagamentos são as que os utilizadores nacionais mais procuram pela comodidade e pela segurança que apresentam.
5. Segurança dos dados pessoais e de pagamento - Um ponto fundamental para transmitir confiança aos clientes é a segurança das suas informações pessoais e dos seus dados de pagamento. Todas as microshops estão protegidas por certificados de segurança SSL que permitem encriptar os dados dos seus clientes em todas as comunicações que existem entre o servidor e o utilizador, prevenindo possíveis roubos dos dados pessoais ou de informações de pagamentos.
6. Qualidade de serviço ao cliente - Uma equipa formada e competente fortalece a ligação entre o cliente e a marca, mantendo os clientes por mais tempo e estimula a concretização de futuras compras na plataforma. É muito positivo ter uma política clara disponível para o cliente, bem como todos os termos e condições, livro de reclamações entre outras informações adicionais que informem claramente o funcionamento e a legalidade de toda a sua estrutura empresarial.
7. Planeamento das campanhas de marketing - Um ponto chave nos dias atuais é dispor de uma estratégia de marketing assertiva, mas para isso é necessário dispor de uma análise atual do mercado, saber qual o público alvo que pretende atingir, como funciona a sua concorrência, calcular o orçamento disponível para investir em campanhas, quais as plataformas digitais que mais se adequam ao seu público alvo, manter conteúdos interativos e atuais em diferentes redes sociais, etc.
Nos dias de hoje não basta apenas ter um site bonito e fácil de utilizar, é preciso criar interação e haver dinâmica entre a empresa e o cliente, é preciso estimular ao cliente e cativa-lo para se identificar com a sua marca e os seus produtos e serviços, desta forma consegue estabelecer uma reputação e fidelizar clientes para garantir um futuro ao seu negócio.
Caso pretenda trocar ideias sobre este tema deixe-nos um comentário, ou caso pretenda uma proposta deixe-nos o seu contacto no formulário de entrada.
Bons negócios!