Cookie Management

In order to improve our services and the browsing experience, we inform you that we use cookies.

Aceitar

Melhore o desempenho do seu site ao otimizar as imagens

Melhore o desempenho do seu site ao otimizar as imagens

Torne o seu Microsite mais eficiente com o recorte correto e a compressão de imagens necessária, tudo feito on-line.

As imagens são por norma um dos conteúdos mais pesados num site. A sua otimização resulta muitas vezes em sites mais rápidos e aperfeiçoados para carregar os ficheiros de imagem e no geral mais eficientes, especialmente em dispositivos móveis, onde as ligações de internet tendem a ser mais lentas. Outra razão da importância deste ponto, é o facto dos gestores dos microsites estarem por defeito bloqueados a imagens com dimensão superior a 1 Mb, de forma a garantir que haja sempre um bom resultado no funcionamento do site.

Desta forma, otimizar as imagens de um site levam a uma melhor experiência por parte do utilizador e consequentemente a uma maior percentagem de satisfação. Considerando que a sua imagem veio de uma câmera fotográfica ou telemóvel, esta deverá apresentar-se com a extensão .jpg ou .png.

Outra questão que iremos abordar, é de que forma, pode com facilidade recortar as suas imagens. Por vezes acontece que têm a imagem, mas o enquadramento não funciona, a área considerada para a imagem no site é na vertical e a sua imagem tem o formato horizontal. Quando é assim, é necessário fazer uma exportação com outras dimensões (altura vs largura). Existe uma ferramenta gratuita on-line iloveimg que é muito fácil de utilizar e produz excelentes resultados na compressão, através do seu browser de internet.

 

Passos a seguir:

1. No seu gestor de conteúdos, nas zonas de inserção de imagem, vai reparar que existe uma informação com as medidas ideais em pixeis. Deixe esse separador aberto, para se precisar de rever essa informação, durante o processo. Antes de reduzir o tamanho do ficheiro, escolha primeiro o formato, horizontal, vertical ou quadrado.

2. Abra um novo separador com o seguinte endereço: www.iloveimg.com, aceda ao link de topo "Crop Image" e arraste a sua imagem .jpg ou .png.

3. Coloque os dados de pixels que estão como referência no seu gestor de conteúdos. Se a área ficou pequena demais para o que pretende mostrar, não se preocupe! Fique a pressionar a tecla "shift", agora arraste um dos pequenos quadrados que estão no canto, e defina a área que evidencie o que pretende, sem que fique junto às margens. Clique em "Crop Image".

4. Faça agora "Resize Image", e introduza os dados de altura e comprimento em pixels que estão indicados no seu gestor de conteúdos. Clique em "Resize Image".

5. Por último, faça compress image! Pode agora utilizar a imagem comprimida no seu site através do seu Backoffice.

Existem mais opções on-line para fazer compressão das suas imagens, existem vários tipos de software gratuitos que pode instalar de forma a ter mais opções e pode sempre recorrer a App para smartphone e tablet para fazer o trabalho. O objetivo é sempre o mesmo - resultados de qualidade, com baixo peso de forma a garantir um site fluído.

Caso tenha surgido alguma dúvida, se não conseguiu fazer os passos apresentados ou se pretende outro tipo de esclarecimento, entre em contacto com a nossa equipa, por telefone ou através de suporte@microsite.utd.pt.

 

Outra sugestão para otimização de imagem:

Tinypng.com

Photopea.com

Pixlr.com

Adobe Express

 

Softwares gratuitos para download:

Inkscape.org

Gimp.org

 

Gostou deste artigo? 6
voltar ao blog