O que é o comportamento do consumidor e qual a sua importância
Conheça mais sobre o comportamento do consumidor, os fatores analisados, as etapas do processo e a sua importância para o marketing enquanto análise e resultados.
O ser humano é complexo por natureza, e é constantemente susceptível de ser influenciado por fatores externos, como a cultura, a classe social, influenciadores, família, amigos, idade, fase da vida e personalidade.
Estudar o comportamento do consumidor é de extrema importância para o marketing, o mesmo permite identificar todas as etapas no processo de compra, que se definem por: quando, onde, como e por que compram… Com esta informação, torna-se mais fácil e produtivo delinear pequenos passos que permitem tornar todo o processo mais rápido, simples e, preferencialmente, mais curto. Ou seja, tendo um melhor conhecimento sobre como o consumidor se comporta pode encurtar o caminho entre a vontade de comprar e a concretização da compra.
Um exemplo é quando um potencial cliente visita uma loja, e o funcionário aborda-o, é importante que saiba "ler" o comportamento do consumidor, esta leitura é fundamental para conseguir ter sucesso na venda e deixar uma boa imagem ao potencial cliente. Muitas vezes o cliente não pretende fazer uma compra na primeira visita ao site ou à loja física de determinada marca e a forma como se sente durante esta interacção é fundamental para uma posterior nova visita e possível compra.
Além disso, contribui também para a construção de personas mais próximas da realidade, as informações geradas pela análise do comportamento do consumidor permite que o marketing de uma empresa trabalhe com maior previsibilidade. Desta forma, é possível criar campanhas mais adaptadas ao perfil do cliente e preparar ofertas personalizadas através de giftcards ou vouchers, entre outras ferramentas de marketing e marketing digital.