Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Para clientes e futuros clientes, criámos este espaço para apresentar ideias, sugestões e boas práticas, relacionadas com o seu website. Conheça aqui dicas e truques para ter melhores resultados na internet e todos os temas que deve estar atento. Saiba mais sobre o serviço microsite.

Quando é que o meu site aparece no Google?

Quando é que o meu site aparece no Google?

Esta é uma questão que nos é colocada com frequência, e para a qual infelizmente não há soluções mágicas. Em primeiro lugar, é preciso paciência, a anexação do site no motor de pesquisa do Google não é imediato, este processo leva tempo, podendo ser otimizado e acelerado com algumas boas práticas, tanto técnicas como de desenvolvimento de conteúdos.

Após a publicação do seu site, é normal que este não apareça de imediato no motor de pesquisa do Google.

O rastreador do Google percorre a internet diariamente e indexa os milhares de novos site que encontra publicados, podendo passar vários dias ou até mesmo semanas depois do seu site estar online.

Para facilitar a correta indexação do seu site, podemos recorrer a algumas boas práticas, tanto a nível técnico como de de conteúdo. Disponibilizamos nas nossas páginas campos de SEO (Search Engine Optimization) que correspondem ao título e descrição do seu site. Estes devem estar corretamente preenchidos e refletir o propósito da página. Todos os clientes do serviço Microsite, têm o preenchimento inicial do SEO, elaborado pela nossa equipa de Marketing. 

Visto que o motor de pesquisa do Google valoriza cada vez a relação utilizador/site, os conteúdos inseridos no seu site devem ser coerentes com a atividade e relevantes para o utilizador que as procura. Mais do que quantidade, os textos devem ser objetivos e relacionados com o tipo de pesquisas feitas.

Uma boa forma de abordar estes conteúdos, seria desenvolve-los como se estivesse a ter um diálogo com o seu utilizador acerca do produto / serviço / questão que este procura ou quer ver esclarecida. Textos no seu site que abrangem temas não relacionados com a atividade ou palavras soltas sem contexto não vão ajudar o seu site a ser encontrado pelos utilizadores que o procuram.

Numa vertente mais técnica, todos os sites desenvolvidos pelo serviço Microsite contam com código e ficheiros como um robots.txt e mapa do site (sitemap.txt). Este último ficheiro contém uma lista de todas as páginas relevantes do seu site e é importante para que o rastreador da Google leia o seu site de forma mais eficiente. Para verificar o sitemap do seu site digite na barra de endereço do seu browser: https://www.nomedoseusite.pt/sitemap.txt

Quando o seu site é colocado online também procedemos manualmente à sua indexação através do serviço do Google, Google Search Console, com o objetivo de acelerar o processo.

Pode descobrir se o seu site já foi rastreado pelo Google ao digitar no motor de pesquisa: site:nomedoseusite.pt.pt



Exemplo:

 Campo de Pesquisa Google

Pode ler mais sobre indexação por parte do motor de busca Google aqui

Gostou deste artigo? 1
voltar ao blog